domingo, 23 de março de 2014

Encontro de Graduandos em Filosofia

O Encontro de Graduandos em Filosofia surgiu como uma tentativa de resgatar espaços para diálogo entre os estudantes de graduação em Filosofia, nos quais a produção acadêmica formal não sobrepujasse a preocupação filosófica. A primeira edição do evento foi realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, em novembro de 2013, e foi organizada exclusivamente por alunos da instituição. A segunda edição do evento ocorreu entre os dias 25 e 29 de agosto de 2014, na Universidade Federal Fluminense (Campus do Gragoatá), cuja organização contou com alunos da UFF,UFRJ e PUC-Rio. A terceira edição do evento ocorrerá entre os dias 9 e 13 de novembro de 2015, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Campus do Maracanã), na sala RAV-94, nono andar. Além disso, a comissão organizadora deste ano conta com estudantes de quatro instituições (UFF, PUC-Rio, UFRJ e UERJ), uma tentativa de abarcar cada vez mais estudantes e de realizar mais plenamente nossa proposta.


De acordo com a proposta descrita acima o evento consistirá na realização de mesas nas quais um estudante apresentará o seu trabalho e outros três estudantes comentarão este trabalho, seguido por uma conversa aberta a todos os participantes do evento. O autor do trabalho terá no máximo 30 minutos para sua apresentação, seguido dos comentadores que poderão utilizar até 15 minutos para expor suas colocações. Ao autor do trabalho serão disponibilizados 20 minutos para responder aos comentários.



A seleção dos trabalhos e comentadores ocorrerá do seguinte modo: em primeiro lugar, os textos inscritos serão avaliados anonimamente por professores especializados nos temas. Para possibilitar a inscrição dos comentadores, os resumos dos trabalhos aprovados serão divulgados em nosso blog. Em um segundo momento, o graduando interessado em comentar algum trabalho deverá se inscrever justificando sua escolha pelo trabalho e seu interesse em participar do evento. Com isso, a seleção destes últimos será feita pela própria comissão organizadora do evento, mediante o conteúdo encontrado nos formulários de inscrição. Para permitir que nossa proposta funcione devidamente, pediremos que os comentadores nos enviem, com uma semana de antecedência, o texto que pretendem usar na apresentação.



Serão emitidos certificados de participação para todos os estudantes que apresentarem trabalhos e comentários, tal como para os ouvintes inscritos que obtiverem no mínimo 50% de presença.



Para ter acesso ao calendário do evento clique aqui.

Para ter acesso ao edital do evento clique aqui.



Rio de Janeiro, Maio de 2015.

Comissão Organizadora:
André Scient (UFRJ)
Henrique Rondinelli (PUC-Rio)
Jessica Di Chiara (UFF)
Pedro Fior (UERJ)

Um comentário:

  1. COmo Façõ para participar e qual vai ser o horario.
    Meu email ccesardasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir